Tecnologia

Laudos médicos à distância: a solução para desafios institucionais e humanos


Nas últimas décadas, a quantidade total de novos médicos cresceu de forma acentuada no país. Para se ter uma ideia, nos últimos 50 anos o número de médicos cresceu quase quatro vezes mais do que o da população.

Esse crescimento fez também com que dobrasse a proporção de médicos por grupo de mil habitantes: enquanto em 1980 existiam 0,98 médicos por mil habitantes, em 2020 essa proporção é de 2,4 médicos por mil habitantes.

A proporção é semelhante à de países da Europa, mas no entanto, a falta de médicos ainda é uma realidade em muitas cidades, tanto na rede privada como na rede pública de saúde.

E o principal motivo é a ausência de ações que incentivem a migração de médicos para localidades distantes dos grandes centros, bem como a ausência de perspectiva para estes profissionais em cidades menores.

Para clínicas e hospitais que enfrentam o desafio de emitir laudos e oferecer atendimento ágil devido à falta de profissionais, o laudo médico à distância representa a principal possibilidade de mudança neste cenário – e de ainda baratear os custos da instituição.

Como solucionar o problema da falta de médicos com apoio da tecnologia?

A emissão de laudos médicos à distância representa uma grande oportunidade para localidades que sofrem com a falta de médicos.

Enquanto os laudos impressos em filmes fotográficos precisam ser analisados fisicamente e presencialmente pelos médicos, o laudo à distância é gerado após a análise de imagens digitais de alta resolução.

Dessa maneira, médicos de qualquer lugar do país ou do mundo, disponíveis na plataforma de telemedicina, podem interpretar os exames, analisar e fazer diagnósticos à distância.

Sendo este outro ponto importante dos laudos médicos à distância.

Flexibilidade para atender de qualquer lugar

Ter mais autonomia e flexibilidade é uma necessidade presente na rotina da maioria dos profissionais, e dos médicos não é diferente.

Por muito tempo, médicos especialistas viveram a rotina dos plantões; de horas de atendimento alocados em consultórios; e até mesmo de jornadas de trabalho com várias horas vagas devido à falta de pacientes para atendimento no período contratado pela instituição.

Diante deste cenário, a emissão e análise de laudos médicos à distância têm possibilitado que médicos experimentem uma rotina com mais autonomia.

Ao mesmo tempo, os profissionais podem ampliar o campo de atendimento, fazendo a interpretação e diagnósticos de pacientes de outras cidades e estados – o que também melhora as possibilidades de retorno financeiro.

Uma solução para a demanda reprimida

Um dos grandes desafios dos municípios menores ou distantes de grandes centros é o tempo de atendimento aos pacientes.

Muitas vezes, mesmo depois da realização da consulta, o tempo para um paciente realizar exames e levar para interpretação de um médico especialista pode demorar 15 dias ou mais.

Dessa maneira, a emissão de laudos à distância é uma solução eficaz para a demanda reprimida, presente em dezenas de cidades nas quais pacientes precisam se deslocar por até 100 km em busca de atendimento especializado.

Atendimento mais ágil, pacientes mais satisfeitos

Assim como dezenas de setores, o de saúde também enfrenta desafios no relacionamento com pacientes (clientes).

O setor atende a uma demanda considerada mais sensível, em que normalmente a busca por atendimento acontece quando existem sintomas atrapalhando ou preocupando a vida do paciente.

Mesmo nas consultas de rotina, muitos pacientes encontram-se tomados por certo nível de preocupação, mesmo que mínima, afetando diretamente o estado emocional dos mesmos.

Neste cenário, a satisfação do paciente e a reputação da instituição podem ficar comprometidos caso a instituição não ofereça atendimento eficiente, com a prontidão e atenção necessária ao cliente.

Um problema que pode ser solucionado com apoio de médicos à distância, que interpretam e laudam exames com a agilidade que os pacientes esperam.

Outro grande benefício do laudo à distância é a possibilidade de desafogar as instituições que possuem demanda maior do que a capacidade de atendimento.

Com os laudos à distância, as instituições têm uma maneira eficiente de dar vazão aos atendimentos, oferecendo a atenção e agilidade que os pacientes necessitam.

Tudo isso colabora para a reputação das clínicas e hospitais!

Redução dos custos de impressão e manutenção

Por fim, os laudos à distância representam também uma grande redução nos custos de impressão fotográfica de raio-x e de manutenção dos aparelhos que fazem a impressão desses exames de imagem.

Ao mesmo tempo, com a possibilidade de realizar análises, interpretações e emitir laudos à distância, as clínicas, hospitais e centros de imagem que investem em uma plataforma de telerradiologia e em sistemas como o PACS e DICOM, podem ter grande economia ao eliminar a necessidade de ter profissionais presentes no local.

Estes são alguns dos principais benefícios que as instituições podem obter ao contar com laudos médicos à distância.

A medicina está se transformando por meio da tecnologia. 

Os laudos médicos trazem dezenas de benefícios para profissionais, instituições e pacientes, que podem contar com formatos de atendimento que solucionam seus principais problemas, beneficiando todos os envolvidos na relação médico e paciente.

Conte com os profissionais da Rdicom para trazer as soluções tecnológicas que estão transformando o mercado de saúde pelo mundo. 

Os próximos anos serão decisivos e de muita mudança para o setor e você não precisa esperar para começar a experimentar os benefícios dessa transformação.

Clique aqui para receber o contato da nossa equipe e começar a utilizar os laudos médicos à distância.

Tecnologia
Entenda o que é sistema RIS e como ele pode melhorar o atendimento
Tecnologia
Como a telerradiologia melhora o diagnóstico através da interpretação de laudos pela internet
Tecnologia
Os benefícios e desafios de migrar para o armazenamento em nuvem