Radiologia

Os 5 melhores livros de radiologia e quais são indicados para cada profissional de saúde


Você está tentando se aprofundar na área radiológica, mas parece que tem tanta coisa para aprender que você não sabe por onde começar?

Saiba que essa sensação é muito comum entre todos os profissionais que utilizam a radiologia em sua rotina de trabalho.

O exame do raio-x é considerado um dos mais populares para diagnóstico. Isso ocorre porque além de ser barato, ele possibilita analisar várias partes do corpo, é indolor e possui poucas restrições para os pacientes.

Ao mesmo tempo, ele exige que profissionais tenham conhecimento técnico para realizar os exames, para conduzir os pacientes durante a realização e para saber interpretar as imagens.

Um bom exemplo é que o aparelho de raio-x forma as imagens em apenas duas dimensões, sendo que as estruturas anatômicas possuem três dimensões.

Uma limitação que precisa ser superada com conhecimento técnico, tanto na hora da realização do exame, quanto na interpretação.

Por isso, no dia a dia do profissional de saúde, conhecer bem este campo é fundamental para quem deseja tirar o melhor proveito dos aparelhos, das imagens e realizar o trabalho com qualidade e veracidade.

Nos livros é possível encontrar conhecimento técnico, aprofundado e bastante direcionado sobre diferentes áreas da radiologia.

Mas por serem tão específicos, alguns livros podem não ser indicados para todos os profissionais, dependendo do nível de conhecimento, maturidade e aplicação dos ensinamentos no dia a dia.

Por isso, nós fizemos uma seleção com os melhores livros de radiologia, com um resumo que indica para quais profissionais ele é indicado e qual a profundidade dos conhecimentos técnicos presentes no conteúdo.

Este guia vai facilitar a escolha dos seus próximos livros – principalmente porque os livros de radiologia podem ser bem caros. Além do mais, nos certificamos de selecionar opções acessíveis também!

Se você quer investir em livros que tem conhecimento técnico e linguagem apropriados para o seu nível de aprendizado, bem como acessar informações que serão realmente úteis no dia a dia profissional, acompanhe a lista:

Conheça os melhores livros de radiologia e entenda para quais profissionais de saúde eles são indicados

1) Radiologia Básica (Carlos Mello Jr.)

Para elaborar este livro, o autor Carlos Mello Jr. coordenou um grupo de renomados especialistas nas diversas áreas de diagnóstico, num estudo que deu origem ao título Radiologia Básica.

O livro possui textos completos, objetivos, concisos e bem ilustrados sobre diagnóstico por imagem, com ilustrações que auxiliam no aprendizado. 

O conteúdo é considerado ideal para os estudantes da graduação de medicina, pois não traz conteúdos tão avançados. 

Por esse motivo, profissionais consideram que esta obra supriu a lacuna deixada por textos complexos demais para os estudantes, residentes e médicos generalistas.

2) Tratado de posicionamento radiográfico e anatomia associada (Kenneth Bontrager)

Este livro é bastante popular pela alta qualidade do conteúdo. 

Nele, o autor Kenneth Bontrager apresenta todas as informações sobre posicionamentos e incidência radiográfica.

Os conteúdos de mais de 200 incidências são trabalhos em tópicos objetivos, que auxiliam a preparar os profissionais para produzir imagens precisas e para ser assertivo na prática clínica.

O tratado de posicionamento radiográfico e anatomia associada é um livro acessível, mas pode ser considerado avançado para os iniciantes. Por isso, a leitura pode ser melhor aproveitada após os profissionais terem avançado e atingido maturidade no curso técnico em radiologia. 

Indicado para todos os profissionais que trabalham com raio-x. Pode ser utilizado de forma consultiva.

3) Técnicas radiográficas (Antônio Biasoli Jr.)

Este livro é considerado bastante completo. Além dos posicionamentos radiográficos, ele aborda a física dos raios-x, a qualidade da imagem radiográfica, noções básicas de anatomia, proteção radiológica e imagem radiográfica digital.

O livro está na segunda edição, que ganhou novos capítulos, uma modelagem mais didática e abrangência de assuntos que não haviam sido abordados na primeira edição.

A obra Técnicas radiográficas conta ainda com comentários sobre questões práticas, relacionadas aos insumos e equipamentos, sobre situações que os profissionais enfrentam com frequência.

Outro fator considerado um bônus dessa edição é que o autor Antônio Biasoli Jr. incluiu temas como a tomografia computadorizada, através de um conteúdo prático, detalhado e atual, mesmo diante do fato da tomografia computadorizada ser completamente diversa de outros estudos da técnica radiológica.

Por ter uma linguagem fácil, permite que os estudantes utilizem desde o início do curso.

4) Radiologia caso a caso (Ricardo Mello)

O livro Radiologia caso a caso é considerado uma ótima fonte de estudo e reciclagem, para complementar os estudos dos livros e textos tradicionais, além de ser indicado para estudantes que estão se preparando para concursos e exames de certificação.

Ele traz casos selecionados com diferentes graus de dificuldade sobre temas da radiologia abdominal, torácica, neurorradiologia e radiologia osteoarticular.

Cada caso conta com uma seção de perguntas e respostas, um resumo comentado do caso e dos principais diagnósticos diferenciais. 

O livro traz mais de 160 imagens que ilustram e demonstram aspectos chave das doenças abordadas.

Indicado para estudar e se aprofundar.

5) Manual De Posicionamento Radiológico (Francisco Feitosa e Renato Fernandes)

A radiologia convencional é a primeira opção utilizada no diagnóstico de doenças, mesmo diante das inovações no diagnóstico por imagem que ocorreram através da tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética e ultrassonografia.

Dentro desse contexto, o autor elaborou um livro que traz orientações sobre a prática dos técnicos e tecnólogos em radiologia, para realização de exames considerados de rotina na maioria dos serviços de radiologia.

O livro é ilustrado e aborda os principais posicionamentos radiológicos de maneira simples e didática, incluindo termos técnicos que são inerentes ao dia a dia do profissional.

O Manual de posicionamento radiológico será bem aproveitado pelos profissionais envolvidos em assistenciais e estágio.

O futuro da radiologia é mais ágil, seguro e preciso com o armazenamento na nuvem

A radiologia médica é um campo complexo, bastante útil e necessário para o diagnóstico das mais diversas doenças.

Quem vê a duração de um exame de radiologia que tem em média 15 minutos de duração nem imagina a complexidade de informações, conhecimentos técnicos e práticos necessários para que um exame de raio-x seja feito tão rapidamente e com tamanha precisão.

No entanto, para que isso seja possível, é necessário que os profissionais envolvidos tenham conhecimento técnico e prático para operar, realizar, posicionar e interpretar os exames com assertividade.

Ter acesso a conteúdos que aprofundam o conhecimento técnico e prático faz toda diferença no dia a dia dos profissionais. Por isso, selecionar os livros e materiais adequados para diferentes níveis de aprendizado será fundamental para ser um profissional cada vez mais qualificado.

Radiologia
Conheça a tecnologia da radiologia digital como evolução na atenção à saúde
Radiologia
Conheça a biossegurança na radiologia e as 4 medidas essenciais para proteger os profissionais
Radiologia
7 benefícios do rx digital que otimizam o atendimento ao paciente