Radiologia

7 benefícios do rx digital que otimizam o atendimento ao paciente


A medicina diagnóstica tem usufruído de vantagens consideráveis com a evolução da tecnologia. Um dos exemplos claros é o rx digital, que possibilita maior precisão dos exames de imagem. 

Os benefícios do rx digital não se mostram apenas para os pacientes, como também para a própria clínica. Só para exemplificar, as imagens são geradas de forma mais rápida e precisa. Isso favorece o diagnóstico correto, tratamento adequado e vantagem competitiva para a empresa. 

Veja o que é o rx digital, como funciona e as vantagens que essa tecnologia proporciona na otimização de atendimento e credibilidade da clínica. 

Saiba o que é o rx digital 

Para começar, vamos entender o que é, de fato, o exame de rx digital? Trata-se de um procedimento para diagnóstico de imagem. Sua operação é baseada no emprego de radiação ionizante para que imagens internas do corpo sejam geradas.  

Vamos tratar disso de forma mais detalhada a seguir, mas a princípio, o diferencial desse exame é a maior precisão e facilidade das imagens. Só para exemplificar, os profissionais identificam com muito mais agilidade de ossos fraturados até tumores. 

Por ser um procedimento rápido, indolor, não invasivo e, sobretudo, simples, praticamente não tem contraindicações. Exceto gestantes e pacientes com riscos potenciais de serem prejudicados pela radiação ionizante. 

Em geral, há dois tipos de rx digital. O primeiro deles é a radiografia direta, na qual os dados são enviados ao computador sem que o radiologista interfira. O segundo é a radiografia indireta, quando é necessário escanear a chapa eletrônica pelo profissional. 

Entenda o funcionamento do rx digital 

Então, como funciona o rx digital? Basicamente, um feixe de raio-X é produzido por um gerador para, em seguida, ser projetado sobre a região a ser examinada. 

Na prática, inicialmente, o paciente deve ser posicionado na maca do rx digital ou, em caso de membros, por exemplo, colocar a área a ser examinada sobre a maca. 

Internamente, a máquina possui uma estrutura com conteúdo radioativo. Quando o radiologista a aciona, partículas são emitidas rumo à abertura e, depois, seguem para o corpo do paciente. 

Em seguida, conforme a parte do corpo a ser examinada, parte destes raios é absorvida em maior ou menor intensidade. Essa proporção é explicada pela densidade dos tecidos ou órgãos. Os ossos, por exemplo, são mais densos. Logo, mais radiação é absorvida.

Já as vísceras, que são menos densas, capturam menor proporção de radiação. Deste modo, mais raios seguem para a chapa fotossensível que fica na mesa do equipamento. Inclusive, isso influencia diretamente em como ler um exame de rx digital, uma vez que quanto mais denso o tecido, mais escura é a sua projeção. 

Bem, essa captura dos raios-X é feita por placas de circuitos, de tal forma que imagens digitais são geradas. Por fim, essa imagem é enviada ao computador conectado ao aparelho para ser armazenada ou enviada aos profissional médico responsável pelo paciente.    

Rx convencional X rx digital: qual a diferença?

Ainda que os princípios sejam os mesmos, a principal diferença entre o rx digital e o convencional está na captura dos raios. No rx convencional, a captura dos raios é feita em direção oposta ao feixe para, depois, ser registrada em um tipo de filme que fica na chapa, cuja composição tem prata. 

Quando os raios atravessam a área examinada, esse filme é queimado para, então, gerar as imagens. Por outro lado, o rx digital dispensa o uso desse filme, já que a captura fica por conta da tecnologia digital. 

As imagens em pixels são geradas após a conversão da radiação em impulsos elétricos. Outro ponto que difere o rx digital do convencional é o armazenamento das imagens. Enquanto o filme precisa ser revelado, o arquivo digital é salvo após a visualização no computador, seja na máquina ou na nuvem.     

Também há alguns benefícios relacionados a detalhes técnicos, a saber:

  • Equipamentos – o rx digital tem maquinário menor que o convencional 
  • Obtenção das imagens – no rx digital, elas são capturadas pelo computador
  • Tempo – espera reduzida no rx digital 
  • Investimento – inferior ao raio-x convencional

A partir das diferenças entre os dois formatos, já é possível identificar as vantagens do rx digital, que veremos de forma mais detalhada a seguir.  

Conheça os benefícios do rx digital

As vantagens que o rx digital confere não se resumem apenas ao paciente, como também a clínica. 

1) Maior qualidade das imagens 

A qualidade das imagens é, certamente, uma das maiores vantagens do rx digital. Como são geradas e convertidas em meio digital, consequentemente, são mais nítidas e de melhor contraste. Deste modo, o diagnóstico é mais preciso pela facilidade de visualização. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de manipular as imagens. Assim, as estruturas podem ser otimizadas, inclusive pela alteração dos contrastes. 

2) Redução no tempo de captura e conversão 

Aqui, os benefícios do rx digital estão tanto para paciente quanto profissional. A pessoa diagnosticada recebe seus resultados mais depressa, de tal forma que o tratamento é iniciado rapidamente. Sem falar que a precisão das imagens favorecem o diagnóstico mais rápido e preciso, fundamental na agilidade o tratamento

Já para o profissional, o próprio procedimento é mais rápido e simplificado, facilitando o trabalho do radiologista. 

3) Segurança 

Quando se fala em segurança, mencionamos sobretudo o tempo de radiação ao qual o paciente é exposto. Como o tempo de exame é mais rápido, há menor exposição e os níveis de radiação são reduzidos. 

Ademais, as imagens capturadas são salvas em arquivos digitais e em nuvem. Assim, corre menor risco de perdê-las.   

4) Custo-benefício

Ainda que um pouco mais caro do que o usado no rx convencional, o rx digital requer maquinário menor e mais eficiente. Isso resulta em um melhor custo-benefício, especialmente se analisado a longo prazo. 

5) Preservação do meio ambiente 

Como o rx digital dispensa o uso do filme, consequentemente não há necessidade de usar produtos químicos para revelá-lo. São substâncias tóxicas, altamente prejudiciais ao meio ambiente.  

6) Mobilidade 

O arquivamento digital das imagens permite que os exames sejam compartilhados para emissão de laudo à distância, bem como abertos de onde o profissional estiver. Sendo assim, há a viabilidade e compartilhamento por equipes multidisciplinares.  

Por que implantar o rx digital na sua clínica?

Para concluir, vimos que o rx digital é uma evolução do tradicional, guardando semelhanças nos princípios, porém, com diferenças importantes na captura das imagens. Como resultado, há projeções mais precisas e ágeis, otimizando o atendimento ao paciente. 

Implantar o rx digital contribui com o diagnóstico e monitoramento de diversas patologias. As vantagens compensam o investimento justamente por proporcionar retorno financeiro, facilitar o trabalho dos profissionais e melhorar o atendimento ao paciente

Radiologia
Para que serve a ressonância com contraste e como ela é feita
Radiologia
O que você precisa saber sobre o que determina a legislação para radiologia, conforme a Anvisa
Tecnologia
Telemedicina radiológica: entenda a importância para os pacientes e profissionais