Radiologia

Conheça a tecnologia da radiologia digital como evolução na atenção à saúde


A radiologia, como as demais áreas da Medicina, passa por constantes evoluções para proporcionar maior precisão em tratamentos e diagnósticos. Neste sentido, a radiologia digital representa uma revolução na radiografia e, consequentemente, atenção à saúde. 

A modernização pela qual passa a radiologia beneficia tanto pacientes quanto profissionais. Como veremos adiante, a radiologia digital agiliza, por exemplo, a disponibilização das imagens. Em uma emergência, essa rapidez pode salvar vidas.

Conheça, a seguir, as vantagens da radiologia digital, bem como a diferença quando comparada à convencional. Veja também o histórico de utilização e quanto custa a implantação da tecnologia em sua clínica. 

O que é a radiologia digital?

A radiologia digital é a tecnologia aplicada na investigação e monitoramento de tecidos, órgãos e músculos. Para isso, registra imagens por sensores e, em seguida, as envia a um computador. A partir daí, é feito o processamento para análise do radiologista.

Podemos destacar dois formatos principais de radiologia digital. O primeiro é a radiologia computadorizada, considerada a precursora da tecnologia atual.
Nela, o filme radiológico foi substituído por chassis com placas de fósforo. 

Também chamada de radiologia indireta, a tecnologia expõe o chassi à radiação e, depois, digitaliza os dados em um scanner. A imagem então é gerada no computador. A outra é a radiologia digital propriamente dita, a que conhecemos hoje. 

Graças à evolução do procedimento, em vez do scanner, os dados passam para o computador. Na máquina, é gerada a imagem que permitirá o diagnóstico. A radiologia digital é, também, conhecida como radiologia direta.   

Como funciona?

Para entender melhor o que é a radiologia digital, é interessante saber como ela funciona. Vejamos por etapas: 

  1. A radiação é gerada por um tubo padrão e o detector é exposto a ela.
  2. A energia absorvida é transformada em carga que, após passar pelo registro, digitaliza e quantifica a informação em escala de cinza.
  3. Em seguida, os dados são processados pelo computador, graças ao software que transforma os dados em imagem.
  4. Por fim, as imagens são salvas com os respectivos dados do paciente, podendo até ser impressa, se necessário for.

Quando a imagem é arquivada, o radiologista pode visualizar e trabalhar nela. Tal análise permite a emissão do laudo com as conclusões do profissional. 

Desde quando a radiologia digital é utilizada?

Ainda que o termo esteja em voga atualmente, a radiologia digital não começou a ser usada “ontem”. De fato, a técnica foi aplicada de forma experimental na década de 70, em uma angiografia com subtração digital.

Posteriormente, já nos anos 80, o primeiro sistema de imagem digital foi introduzido para fins clínicos. No Brasil, começou a ser implementada no início do século XXI. De lá para cá, a tecnologia foi evoluindo e, sem dúvidas, contemplando avanços relevantes para a Medicina. 

A computação em nuvem, por exemplo, salva as imagens captadas em alta resolução, de tal forma que elas podem ser acessadas de qualquer lugar. Sem falar na economia de espaço na máquina.   

Qual a diferença entre radiologia digital e convencional?

Diferenças entre a radiologia digital e a convencional

A radiologia digital, como já comentamos acima, envia as imagens captadas pelos sensores direto ao computador. Por outro lado, a radiologia convencional obtém as imagens por filmes radiográficos. 

Mesmo que o método seja usado desde o século XIX, a radiologia convencional limita o diagnóstico em razão do tempo gasto até que as imagens cheguem às mãos do radiologista. Primeiro, o filme precisa ser revelado para, só aí, ser interpretado.   

Porém, há outras diferenças entre as duas técnicas. A primeira delas está no armazenamento, uma vez que a radiologia convencional não só capta, como também salva as imagens em filme radiológico. 

Em contrapartida, a radiologia digital salva em arquivo digital. Além disso, o processo de captação, processamento, arquivo e apresentação da imagem tem elementos específicos para cada etapa. De modo geral: 

  • Na radiologia convencional, o filme capta e armazena as imagens que serão reveladas.
  • Na radiologia digital, os detectores captam as imagens que, depois, são armazenadas em arquivo no computador (ou na nuvem).

A tecnologia usada na radiologia digital traz consigo a melhora na gestão da clínica, uma vez que o equipamento dá maior retorno e proporciona atendimento ágil. Deste modo, melhora os indicadores das clínicas de radiologia

E quais as vantagens da radiologia digital?

Na saúde, cada minuto vale ouro para salvar uma vida! Então, essa é a primeira vantagem da radiologia digital, uma vez que os equipamentos captam e tratam as imagens mais rápido. Além disso, podemos citar como prós: 

  • Acessibilidade da imagem digital, já que pode ser salva em nuvem e, assim, ser acessada por login e senha de qualquer lugar 
  • Viabilidade e compartilhamento por equipes multidisciplinares
  • Agilidade das ações médicas pela facilidade de acesso aos dados 
  • Redução do risco de perda das imagens
  • Produtividade do paciente, uma vez que não é necessário expô-lo a repetição do exame
  • Redução da emissão de substâncias nocivas ao meio-ambiente, como as emulsões reveladoras de imagem  
  • Menor exposição do paciente ao raio-X
  • Imagens de qualidade, mais precisas, nítidas e com diferenciação de densidade

Diante disso, a radiologia digital vem sendo aplicada na realização de diversos exames, desde os gerais aos mais complexos. Por exemplo, diagnóstico de fraturas, cintilografia, ultrassonografia e ecodopler. 

Além disso tudo, é de extrema importância na identificação e monitoramento de doenças que requerem cuidados intensos, tais como AVC e câncer.  

A exemplo do que já destacamos, a radiologia digital alavanca a gestão ao reduzir custos, aprimorar o armazenamento dos dados e ser mais sustentável.    

Há desvantagens na radiologia digital?

Talvez, a principal desvantagem da radiologia digital seja o custo, uma vez que os equipamentos são relativamente caros. Ainda requer treinamento dos operadores. Entretanto, o custo-benefício compensa o investimento.

Qual o custo para implantar a radiologia digital?

Empresas especializadas na instalação dos equipamentos de radiologia digital podem organizar planos conforme o volume de exames realizados por mês. A vantagem é ter suporte diário, 24 horas, inclusive aos finais de semana.

Como implantar a tecnologia em sua clínica?

Primeiramente, os profissionais envolvidos nos exames devem ser capacitados para utilizar o equipamento de radiologia digital. Um treinamento que virou alvo, por exemplo, de universidades, administração pública e startups. 

A partir daí, a implementação requer a instalação dos sistemas, softwares e armazenamento. Como o investimento é alto, empresas especializadas tanto prestam os serviços quanto a assessoria e orientação.    

Mas, se ainda não tem uma clínica, veja o que fazer para montar a sua, sem erros.

Vale a pena investir em radiologia digital?   

Com base no que tratamos até aqui, o investimento em radiologia digital vale a pena por contribuir, de forma relevante, com o diagnóstico e monitoramento de patologias. Isso se dá graças à qualidade e agilidade na geração das imagens, principalmente em comparação com a radiologia convencional.

Ainda que o custo seja mais elevado, as vantagens compensam o investimento justamente por proporcionar retorno financeiro. Não só isso, como também facilita o trabalho dos profissionais e melhora o atendimento ao paciente.    

Tecnologia
Os benefícios e desafios de migrar para o armazenamento em nuvem
Radiologia
Tudo que você precisa saber sobre radiologia odontológica para ser um profissional da área
Radiologia
Para que serve a ressonância com contraste e como ela é feita