Radiologia

Entenda o que é a radiologia 4.0 e quais são suas principais vantagens


Atualmente, a transformação digital deixou de ser apenas uma opção para se tornar em uma exigência para a clínica de radiologia que busca se tornar mais competitiva no mercado e oferecer aos pacientes mais exigentes um atendimento de excelente qualidade. A boa notícia é que isso pode ser alcançado com a chamada radiologia 4.0. 

A radiologia 4.0 pode ser entendida como um caminho que é capaz de assegurar que uma instituição de saúde se torne mais eficiente, econômica e produtiva a partir da implementação de soluções tecnológicas da Indústria 4.0 em seu âmbito. 

Neste post, vamos mostrar melhor o que é, como funciona, quais são as vantagens e desafios da radiologia 4.0. Confira! 

O que é a radiologia 4.0 e qual seu contexto histórico de surgimento? 

O conceito de radiologia 4.0 surge como uma importante inovação para o cenário de saúde. Isso porque tem como propósito oferecer uma visão de gestão de negócio na radiologia baseada no uso das novas tecnologias (Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Big Data, Segurança Cibernética, integração de sistemas, etc.) com o objetivo de otimizar o alcance de resultados melhores. 

Seu contexto histórico de surgimento está intimamente ligado a três fatores: 

  1. O desenvolvimento de tecnologias que fazem parte da Indústria 4.0, as quais são capazes de assegurar uma gestão eficiente. 
  1. O fato de que, hoje, as pessoas, de modo geral, estão cada vez mais utilizando tecnologias para otimizar sua vida, como verificar resultados de exames por meio de plataformas digitais específicas.
  1. A necessidade de melhoria contínua dos processos de instituições de saúde que trabalham com radiologia, a fim de garantir sua sobrevivência na economia e uma resposta rápida às demandas de um mercado volátil, que está em constante transformação. 

Como funciona a radiologia 4.0?

Homem examinando raio-x

Talvez você esteja se perguntando como funciona a radiologia 4.0. E saiba que não há nada de anormal nisso. É uma área relativamente nova e por essa razão suscita tantas dúvidas. 

Podemos explicar o funcionamento da radiologia 4.0 a partir de um simples exemplo. Veja: 

Suponha que em sua clínica de radiologia exista um processo de atendimento ao público. Imagine também que a equipe de atendimento costuma imprimir os resultados dos exames por imagem para fornecer ao paciente. 

Então, essa operação pode ser melhorada a partir do uso de um sistema próprio que possibilite ao funcionário emitir, arquivar os exames por imagem e fornecê-los ao paciente, que poderá consultá-los a distância. 

O mais interessante é que uma tecnologia como essa pode ser integrada a outras soluções utilizadas pela clínica, como ao prontuário do paciente. É assim que a radiologia 4.0 funciona, otimizando processos, melhorando os resultados e reduzindo custos. 

Quais são as vantagens e desafios da radiologia 4.0? 

A radiologia 4.0 pode oferecer vantagens incríveis para instituições de saúde que trabalham com radiologia, como hospitais, clínicas, consultórios e centros de imagens diagnósticas.

Redução de custos 

A instituição de saúde reduz custos ao utilizar tecnologias como um sistema integrado de gestão de imagens, por exemplo, o qual evita a impressão de papéis, sendo este apenas um dos seus benefícios.

Qualidade na análise de exames 

Ao ter um sistema, é possível contar com a ajuda de recursos modernos para realizar uma análise detalhada de exames médicos por imagem. Como resultado, o paciente receberá um diagnóstico preciso e poderá iniciar rapidamente seu tratamento. 

Aumento da produtividade 

O conjunto de tecnologias da radiologia 4.0 ajuda a reduzir erros operacionais, o que faz com que a instituição de saúde se torne mais produtiva. Por exemplo, emitir laudos de forma incorreta. Hoje, existem softwares de voz que possibilitam ao radiologista elaborar esse documento de forma rápida e correta. 

Agilidade no atendimento ao paciente

A equipe de trabalho da instituição de saúde pode se valer de sistemas inteligentes para acelerar o atendimento ao público. Um médico pode acessar rapidamente exames por imagem na nuvem, e assim fornecer com agilidade o diagnóstico do paciente. 

De acordo com a Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstica por Imagem (ABRO), “a implementação das facilidades trazidas por soluções inovadoras impacta diretamente os pacientes. Isso porque eles passam a contar com consultas mais confortáveis, ágeis e objetivas.” 

Construção de uma boa imagem no mercado

Uma instituição de saúde que implementa novas tecnologias da radiologia 4.0 em seu âmbito pode construir uma boa imagem diante do seu público, e dessa forma se consolidar no mercado. 

Aumento da competitividade

Ao oferecer um atendimento de excelência ao paciente, a instituição de saúde melhora sua competitividade no mercado e pode, com isso, alcançar mais potenciais pacientes. 

Rapidez no processo de tomada de decisão

No dia a dia de uma instituição de saúde de radiologia, diversas decisões precisam ser tomadas. Com as tecnologias da radiologia 4.0, é possível agilizá-las. 

Um sistema integrado de gestão, por exemplo, é capaz de reunir os dados produzidos pela organização em um só lugar, o que otimiza o processo de tomada de decisão. 

Armazenamento e consulta de exames de forma segura 

Ao utilizar a radiologia em nuvem, é possível armazenar de forma segura exames médicos, como o raio-x, assim como possibilitar que o paciente e o profissional de saúde possam consultá-los e analisá-los de qualquer local.  

Contar com um sistema de arquivamento na nuvem é a melhor solução quando se busca garantir a segurança da informação e a integridade dos exames por imagem. Afinal, só poderão ser consultados mediante prévia autorização. 

Desafios para a implementação da radiologia 4.0

Embora a radiologia 4.0 se apresente como um caminho inevitável para a instituição de saúde que deseja se manter competitiva no mercado, é importante destacar alguns desafios que merecem atenção. Observe: 

Capacitação da equipe de trabalho

Capacitação da equipe para dar suporte a radiologia 4.0

A radiologia 4.0 é um passo rumo à transformação digital de uma instituição de saúde. Por isso, é importante investir na capacitação dos colaboradores, a fim de que vejam esse caminho como uma forma de garantir a sobrevivência do negócio. 

Nesse sentido, cabe destacar uma matéria feita pela TecMundo que mostra que um dos principais obstáculos para a transformação digital está na falta de capacitação dos profissionais. Afinal, como poderão usar eficientemente uma ferramenta que não sabem como funciona? 

Educação do público da instituição de saúde  

O mundo está vivendo uma grande transformação digital. Esse é um fato inegável. No entanto, ainda existem pessoas que não dominam bem as novas tecnologias, por mais simples que sejam. Por exemplo, não saber os benefícios de se contar com um centro de diagnóstico por imagem que utiliza um sistema moderno para analisar os exames médicos por imagem. 

Por isso, é importante investir na educação do público de sua instituição de saúde. Essa é uma forma de garantir uma boa experiência para seus pacientes. Quanto à sua clínica, pode fazer com que tenha sucesso na implementação das tecnologias da radiologia 4.0. 

A radiologia 4.0 é um caminho capaz de garantir que uma instituição de saúde inove e otimize a realização dos seus processos a partir do uso de tecnologias modernas. Como consequência, tanto seus pacientes como seus funcionários poderão ficar mais satisfeitos.  

Sua instituição de saúde ainda não possui nenhum sistema de processamento e consulta de exames médicos por imagem?

Então conheça a plataforma Ridcom.

Por meio dela, é possível tanto arquivar exames como analisá-los detalhadamente. 

Radiologia
Entenda o que é, quais são as áreas da radiologia médica e os principais avanços
Radiologia
Conheça os principais EPIs na radiologia e as formas seguras de proteção
Radiologia
O que deve constar em um bom laudo de radiologia